sábado, 26 de novembro de 2022

 Gustavo Pereira diz que se prepara para 2024 e que buscará ajuda parlamentar para Baía Formosa

Nesta sexta, 25, entrevistei por telefone Gustavo Pereira que é natural de Baía Formosa e recentemente foi eleito na votação do diretório estadual do Partido Verde no Rio Grande do Norte como Secretário Estadual de Direitos Humanos e Diversidade. Um papo muito bom e um diálogo de um jovem que tem um olhar as políticas públicas. 


Gustavo nas eleições de 2022, seus candidatos a deputado estadual e federal não obtiveram uma quantidade expressiva em Baía Formosa, o que você diz sobre isso? 


- Olha, apesar de não ter sido a quantidade que esperávamos, já era de se esperar por ir contra aos caciques políticos em Baía Formosa, foi um grande passo, pois na soma do federal e estadual, obtivemos uma quantidade no geral de 58 votos, maior para federal. Dessa forma, na minha primeira campanha na prática, me senti feliz pela quantidade obtida e meus candidatos obtiveram votos em Baía Formosa. 


Com a reeleição do deputado estadual Hermano Morais que você apoiou e fez campanha para ele, você irá buscar alguma emenda ou ajuda para Baía Formosa? 


- Sim, com certeza, e quero deixar claro que eu e Hermano não fizemos nenhum acordo para isso e ele sendo deputado que teve voto em Baía Formosa, como cidadão e querendo o bem dos meus conterrâneos, vou bater na porta do Deputado brevemente, para apresentar nosso ofício e pedir ajuda para área social, que nos últimos anos teve queda de repasses e precisa de ajuda parlamentar para manutenção dos serviços que atendem à população. 


E com relação a Milklei que se tornou segundo suplente da Federação Brasil da Esperança, tem se articulado constante com ele por Baía Formosa? 


- É importante salientar que Milklei não tem mandato na esfera estadual, porém nunca disse não quando o assunto é Baía Formosa e Região Agreste, que sempre que pode ele estar nos ajudando, sendo parceiro nos projetos. Dessa forma, meu contato com ele é praticamente quase toda semana, sempre alinhando o melhor e também para o Partido Verde. 


Soube que você fez parte no segundo turno na equipe de mobilização do presidente Lula na região metropolitana, isso já foi um passo de aproximação ao PT aqui no RN? 


- Não digo em aproximação, porque sempre tive perto do PT, até porquê eu já fui filiado ao Partido dos Trabalhadores, e sempre estive junto na luta e nos diálogos, e dessa forma não foi por aproximação, foi por luta e deu certo que elegemos o Presidente Lula para o seu terceiro mandato, com uma vantagem muito boa em Natal e no Rio Grande do Norte. 


Você é oposição ou situação a Prefeita Camila, agora que você não faz mais parte da gestão? 


- Camila acreditou no meu potencial, e serei eternamente grato por isso, porém alguns fatos ocorreram, o que me desgastou, e aqui não quero entrar em detalhe pois quem vai decidir é o povo pelos os diversos fatos ocorridos e será nas eleições de 2024, e a política nos dar a possibilidade de seguir o caminho que seja melhor, e eu decidir não fazer mais parte da sua gestão, mais ainda na neutralidade. 


O Vice-prefeito não faz mais parte do bloco em Baía Formosa, tem o nome de Adeilson ex-prefeito com o mais citado pela população, além de outros nomes, como dos vereadores Robison e Rodrigo Cipriano, e em qual lado você estará em 2024, já que notoriamente não seguirá mais com Camila? 


- Quero aqui dizer, que apesar de não fazer parte mais da gestão da mulher, eu reforço por outra vez que eu sempre serei eternamente grato a ela por ter acredito no meu potencial, mas eu não posso mais subir em um palanque político de alguém que inclusive intimidou minha mãe a fins de obter vantagens sobre minha saída, e entre outros fatos, e pensando na política de oportunizar quem entende de perto às necessidades e que em Baía Formosa temos de tudo pra lutar contra o sistema dos caciques políticos, estarei no palanque que terá como eixo principal as oportunidades, desenvolvimento sem individualismo, com retorno da visão a empregabilidade jovem e que no plano de governo tenha a estruturação dos órgãos que visa a proteção de nossas crianças e adolescentes, além da ampliação turística social. 


Você saíra a vereador ou colocará seu nome à disposição no executivo? 


- Apesar que muita gente acha que eu não posso, ou não sou capaz, a minha insistência vai muito além de qualquer pessoa que tenta me limitar, até então que desistir são para os fracos e eu tenho uma insistência que me faz todos os dias lutar, e dessa forma, o cenário me mostra que possivelmente vou concorrer a uma vaga na Câmara Municipal de Vereadores, porém não descarto a possibilidade de colocar o nome a um cenário do executivo, pois nós jovens somos capazes de construir um diálogo ativo na política e o povo de Baía Formosa precisa de uma política eficaz com demonstração de verdadeiros interesses para aqueles que pagam os salários de prefeito, vice-prefeito, secretários e comissionados, que são a nossa população. 


Antes de deixar a gestão, você era ligado ao CRAS e foi Mobilizador de Adolescentes, e como você avalia o serviço? 


- O CRAS de Baía Formosa tem uma coordenadora eficiente, dedicada, e vejo algumas pessoas falando a respeito dela, mas não é bem assim. Os repasses ao Sistema Único da Assistência Social para os Centros de Referência da Assistência Social caiu muito nos últimos anos, limitando muitos esforços, mas de perto na prática, por ter vivenciado o serviço, não tenho o que falar, sei que todos ali dentro sempre se esforçaram e no pior momento da cidade que foi as duas enchentes, tiveram uma participação importante. 


Você acredita que agora o novo Mobilizador de Adolescentes fará um bom papel em Baía Formosa?


- Mês passado protocolei na sede da regional do Unicef Brasil que estavam usando a rede social do Núcleo de Cidadania de Adolescentes para a pessoa do indivíduo que se cabia a gestora, e se quer vi a participação de adolescentes nas postagens iniciais, fazendo isso como forma de alerta que é preciso o ingresso dos adolescentes nas atividades do NUCA. Não posso dizer que ele desempenhará um bom papel, que isso cabe ao esforço de cada um, mais desejo que ele exerça de forma transparente um bom trabalho social no que se diz a respeito na execução do Plano de Participação Cidadã de Adolescentes que orientei na construção, e apesar de não fazer mais parte, eu vou sempre está atento. 


Como você avalia no geral a Assistência Social de Baía Formosa? 


- Olha, a assistência social de meu município acredito eu que poderia ser melhor, muitas pessoas esforçadas já foram titular dela e tiveram papéis importantes na construção do social em benefício para a população. Mas a questão não se limita em quem está a frente, mais em diversos fatores, e temos que deixar de lado essa do ego político e entender que é preciso pressionar os nossos deputados em Brasília para que o SUAS esteja sendo ampliado seus investimentos no orçamento da União, porém acredito que agora com o Presidente Lula teremos as aplicações destes investimentos ampliados, que vai significar um serviço melhor. 


E a saúde de Baía Formosa?


- Tem seus lados negativos e positivos, poderia ser melhor? Podia! Mas ao menos na logística do translado a pacientes que precisam fazer tratamento em Natal, houve ampliação da frota e isto eu reconheço, porém há umas questões que me faz fazer críticas sérias, e estas críticas está relacionada a ética, principalmente na Unidade de Urgência, que alguns funcionários acabam falando que um morador passou por isso ou aquilo quando dá entrada, e isso tem que ser visto, além de muitas das vezes alguns atendentes de recepção não acolhem dignamente quando um cidadão doente chega a unidade e só precisa de um atendimento generoso. Inclusive, é preciso mais humildade da secretária, à população não merece o seu perfil de que a saúde só gira em torno dela, e não é bem assim! A saúde é de todos nós e é constitucional a oferta pública de uma saúde digna e dos direitos que agregam a ela. 


Gustavo, o que falta na política de Baía Formosa? 


- Que as pessoas acordem! Os caciques políticos se aproveitam da humildade dos cidadãos, e precisamos alertar a população que o tempo nos afirma que não podemos mais deixar isso acontecer. A classe trabalhadora, que são maioria na cidade, precisa de uma vez por toda não mais acreditar no plurativo que certas pessoas chegou para fazer mudança, que quando na prática só quem é valorizado é a política do individualismo, e eu quero somar a essa luta de dizer que precisamos libertar Baía Formosa destes. Chega de ver o egocêntrico de figuras políticas e do serviço público em volta do capitalismo, é necessário que o cidadão, e os jovens ganhem a oportunidade da empregabilidade e da profissionalização na oferta pública. 


Que busca você fará para ajudar Baía Formosa? 


- Vou bater em porta em porta aos deputados do PV, e se for preciso de outras siglas, porque quero minha cidade evoluída e de um serviço público amplo e digno à população, porém inicialmente farei apresentação da busca em melhorias na área social, com foco voltado à estrutura na rede de proteção de nossas crianças e adolescentes. 


Por fim, apesar de seu foco ser 2024, há uns boatos que talvez você não iria em 2024 para sair em 2026 a deputado, e lançando alguém próximo para o pleito municipal de Baía Formosa. 


- 2024 é meu maior foco, descartando a possibilidade de lançar alguém próximo. Quanto a 2026, ainda é cedo. 


Gustavo Pereira é natural de Baía Formosa, formado em Gestão Pública, cursando Direito, filho de uma doméstica e operador de máquina agrícola, ativista social, DJ e militante. Já foi filiado ao PSC, PT e agora está no PV fazendo parte da executiva estadual como Secretário de Direitos Humanos e Diversidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Instagram e Facebook ficam fora do ar nesta terça-feira Mapa mostra regiões afetadas pelo bug no Instagram (Imagem: Reprodução/DownDetecto...