quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

 Filhote de peixe-boi é resgatado após encalhar em praia do RN

Equipe do projeto Cetáceos da Costa Branca resgatou animal em praia de Macau, na Costa Branca potiguar. — Foto: Divulgação
Um peixe-boi marinho com poucos dias de nascido foi resgatado após encalhar em uma praia de Macau, na região da Costa Branca potiguar. O caso aconteceu nesta quarta-feira (24), segundo o Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB) da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, responsável pelo atendimento.
O animal foi achado pela população na praia de Camapum. De acordo com os pesquisadores, ele ainda estava com resquícios de cordão umbilical, mede 125 cm de comprimento e pesa 28,15 kg. Um animal adulto pode chegar a medir 4 metros e pesar até 600 kg, segundo o ICMBio. A espécie é protegida por lei federal e está ameaçada de extinção no Brasil.
O beixe-boi foi examinado e estabilizado na praia, enquanto uma equipe técnica buscava por mais detalhes sobre o encalhe e outra reforçava o monitoramento e buscas na região, para tentar encontrar animais adultos.
Como não conseguiram encontrar os pais do animal, e em função da condição clínica do espécime, o animal foi encaminhado para o Centro de Reabilitação de Fauna Marinha. Ainda de acordo com os pesquisadores, devido a poucos dias de vida, ele requer cuidados e tratamentos especializados.
Ainda segundo o PCCB, animais da espécie vêm sendo avistados na região de Macau, Diogo Lopes, Galinhos e Guamaré. Por isso, consideram que a região é uma “área de importância para a conservação da espécie” no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Instagram e Facebook ficam fora do ar nesta terça-feira Mapa mostra regiões afetadas pelo bug no Instagram (Imagem: Reprodução/DownDetecto...