terça-feira, 19 de maio de 2020

COMPLEXO EÓLICO TERRA SANTA


O Complexo Eólico Terra Santa é um empreendimento de geração de energia formado pelos parques eólicos Terra Santa I, Terra Santa II, Subestação Terra Santa e Linha de transmissão 69 kV SE Terra Santa/SE João Câmara II, localizado na área rural do município de Caiçara do Norte, Rio Grande do Norte, Brasil. 
As atividades para o processo de instalação e construção do empreendimento iniciaram-se no mês de novembro de 2019, através das licenças ambientais fornecidas pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA). O empreendimento encontra-se atualmente, executando atividades de concretagem da base dos aerogeradores, implantação da rede de média tensão, acessos internos e subestação. Na linha de transmissão está em andamento a supressão vegetal da faixa de servidão, na qual durante toda atividade é acompanhado por profissionais habilitados para a realização de possíveis manejo de fauna. 
Para o acesso externo (rn-129) estão sendo realizados atividades de melhorias em 15,03 km, nas quais beneficiará toda a população entorno do projeto, melhorias como: sinalização, terraplenagem, drenagem e alargamento da via. Ressalta-se que todas atividades de melhorias no acesso está devidamente autorizada pelos órgãos competentes, IDEMA e DER-RN.
O processo de instalação do empreendimento acontece paralelo a execução dos programas e planos ambientais descritos no Relatório de Detalhamento de Programas Ambientais nos quais o objetivo é garantir um processo de instalação de baixo impacto ambiental. Entre estas ações estão a execução de um Plano de Gestão Ambiental, Plano de Manejo e Resgate de Fauna Silvestre, Plano de Monitoramento de Ruídos, Plano de Educação Ambiental e Comunicação Social que visa integrar a população ao processo de instalação, além do Programa de Capacitação e Contratação de Mão de Obra Local, onde as oportunidades de trabalho geradas pela implantação do empreendimento são ofertadas a população local (residentes do município de Caiçara do Norte).
A Case Soluções Ambientais (CSA) informa que para qualquer dúvida ou reclamação, a população deve entrar em contato através dos canais de comunicação da coordenação de Comunicação Social: wanda.barreto@consultoriacsa.com.br ou pelo WhatsApp (84) 9 9985-5404.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fake news: Vídeo divulgado nos grupos de Caiçara do Norte mostra fotos antigas da praia suja Circula nos grupos de whatsapp de Caiçar...