terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

 Caiçara do Norte: Avanço do mar faz prefeitura decretar situação de emergência

Maré alta invade ruas e imóveis da cidade (foto: arquivo)


No município, litoral o de caiçara do Norte nos últimos anos tem sido motivo de preocupação para o poder público municipal diante dos estragos provocados, principalmente a imóveis localizados próximos ao mar.


Diante do agravamento da situação, a prefeitura decidiu através de Decreto, declarar situação anormal, caracterizada como situação de emergência pelo avanço do mar e erosão costeira marinha.


O  avanço do mar vem causando a erosão nas imediações da orla marítima, e vem gerando destruição na área afetada ao longo dos anos, bem como destruindo imóveis residenciais, ranchos de pescadores, pontos comerciais e prédios públicos, tal como a Escola Municipal Emmanuel Bezerra dos Santos, que por ter sua estrutura danificada, gerou cancelamento das aulas do Município, causando danos econômicos, materiais e educacionais aos munícipes.


O fenômeno da natureza também causa danos nas embarcações de pequeno, médio e grande porte e dificulta o trabalho de manutenção das mesmas, sendo assim, atingindo diretamente pescadores e familiares que vivem da pesca, classificado como dano material e econômico de prioridade.


O  avanço do mar fez deixar de existir uma faixa de areia ampla, que os “rancheiros e tratadeiras” usavam para secar peixes salpresos, diminuindo assim, as condições de atender a grande demanda de que o município tem de tal produto, principalmente do peixe voador, espécie típica e muito comum no município, gerando assim prejuízo econômico e cultural.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Instagram e Facebook ficam fora do ar nesta terça-feira Mapa mostra regiões afetadas pelo bug no Instagram (Imagem: Reprodução/DownDetecto...