COMPLEXO EÓLICO SÃO FERNANDO
O Complexo Eólico Ventos de São Fernando é um empreendimento de geração de energia eólica, formado pelos Parques Eólicos Ventos de São Fernando 1 ao 6, localizado na área rural dos municípios de São Bento do Norte e Caiçara do Norte, Rio Grande do Norte.
As atividades para o processo de instalação e construção do empreendimento iniciaram-se no dia 27 de maio de 2019, através das licenças ambientais fornecidas pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA). O empreendimento encontra-se hoje, executando a construção de 03 parques eólicos com 50 aerogeradores já licenciado junto ao órgão ambiental (IDEMA), e aguardando o licenciamento para a construção de mais um parque eólico com mais 24 aerogeradores, totalizando 74 aerogeradores AW3000 com potência nominal de 3,465MW de fabricação NORDEX / ACCIONA, com previsão de ampliação de mais dois novos parques eólicos. Hoje as principais atividades realizadas são; terraplenagem dos acessos internos e externo (RN 129), armação e concretagem das bases dos aerogeradores, montagem da rede coletora subterrânea, construção civil, montagem da subestação de energia Monte do Ronca com potência estimada em 360 MVA, linha de transmissão SE-MDR/JC III de 230KV e início da construção do BAY de conexão de 230KV na subestação João Câmara III interligando o Complexo Eólico Ventos de São Fernando ao Sistema Interligado Nacional (SIM).
O processo de implantação do empreendimento acontece paralelo a execução de uma série de ações e programas ambientais nos quais o objetivo é garantir um processo de instalação de baixo impacto ambiental. Entre estas ações estão a execução de um Plano de Gestão Ambiental, Plano de Manejo e Resgate de Fauna silvestre, Plano de Monitoramento de Ruídos, Plano de Educação Ambiental e Comunicação Social que visa integrar a comunidade ao processo de instalação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário