terça-feira, 30 de maio de 2023

 Prefeito Pilola e Porto Industria que será construído em Caiçara do Norte é destaque no Diário do RN

CAIÇARA DO NORTE

O Prefeito Alcélio Fernandes (Pilola) pretende surfar a onda da promessa do Porto Indústria Verde criando um plano abrangente de longo prazo para o desenvolvimento industrial local e estimular a criação de ecossistemas de inovação, turismo e negócios no município que reúnam startups, incubadoras, investidores e indústrias. Para isso a prefeitura irá buscar parceria com o SEBRAE, o Sistema FIERN, governo do estado, universidades, além

de fazer intercâmbio com cidades portuárias como os municípios do Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, onde se localiza o porto de Suape e os municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante, no Ceará, que comportam o Complexo do Pecém.


CAIÇARA DO NORTE II

As criações desses ecossistemas podem oferecer suporte, financiamento, networking para empreendedores, atrair investidores e empresas inovadoras que tenham interesse em se estabelecer no município. “Caiçara será a cidade mais tecnológica do estado. Não podemos correr o risco de ter a cidade engolida pelo porto, precisamos crescer juntos, preparar a cidade e desenvolver a economia local para o futuro”, disse o Prefeito Pilola.


O FUTURO DA INDÚSTRIA DO RN

Os caminhos para desenvolver a indústria do Rio Grande do Norte passam diretamente pela janela de oportunidades das energias renováveis. Para o gerente Executivo do Observatório Nacional da Indústria da

Confederação Nacional da Indústria (CNI), Márcio Guerra, destaca três pontos fundamentais: “política industrial, reforma fiscal e acelerar a difusão tecnológica”, afirmou. A coluna já vem batendo nesse ponto desde a concepção desse jornal, precisamos aproveitar esse momento para não perder o bonde.


MOMENTO DE DESENVOLVER

As perspectivas e caminhos para desenvolver as cadeias produtivas no estado estão acontecendo. Antes tarde do que nunca, a relicitação do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante traz uma nova perspectiva de melhorias na infraestrutura aeroportuária e no setor de transporte aéreo, o que pode acompanhar o turismo, o comércio e os negócios no estado.


MOMENTO DE DESENVOLVER II

A promessa da instalação do Porto Indústria em Caiçara do Norte tem como objetivo promover o desenvolvimento industrial e atrair investimentos. Esse empreendimento irá criar oportunidades principalmente na área de energias onshore e offshore, mas também cria oportunidades de exportação e importação de produtos, bem como o fomento de novas indústrias e novos negócios. Agora, é focar na liberação das licenças ambientais e na desapropriação da área e da retroárea portuária para que a empresa chinesa CCCC - China Communications Construction Company possa dar início a sua construção, o que não é tarefa simples.


CADEIAS PRODUTIVAS

Para desenvolver as diversas cadeias produtivas como energias renováveis, turismo, agronegócio, tecnologia, minérios, entre outros de forma eficiente e sustentável no Rio Grande do Norte, será fundamental fortalecer a infraestrutura que atualmente tem as estradas em estado lastimáveis para o transporte, as linhas férreas estão em estado de abandono. Além disso, é necessário rever a política fiscal que vem perdendo competitividade em relação a Paraíba e simplificar os procedimentos burocráticos como obtenção de licenças, autorizações e regularização de atividades. Isso requer ação, envolvimento de diferentes atores, não pode ficar apenas no papel e no discurso bonito de que a revolução econômica vai acontecer.


Fonte: Jornal Diário do RN, Edição de 30/05/2023 - Por Rodrigo Afonso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Instagram e Facebook ficam fora do ar nesta terça-feira Mapa mostra regiões afetadas pelo bug no Instagram (Imagem: Reprodução/DownDetecto...