sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Vereador Janailton é eleito presidente da Câmara Municipal de Caiçara do Norte para o biênio 2019/2020



Eleito em 2016 com 259 votos, o vereador Janailton Francisco Pereira (Janailton) do município de Caiçara do Norte, exercerá  o seu primeiro mandato  na casa Joana Elias Bezerra, eleito para presidir a Câmara Municipal pela primeira vez onde ficará durante o biênio 2019/2020.

Duas chapas concorreram ao pleito: chapa 1, composta pelos vereadores: Janailton (presidente), João Maria Dão (vice-presidente), Edson Ramon de freitas Tavares (primeiro secretário) João Maria da Silva Torres (segundo secretário), e chapa 2, composta pelos vereadores: Alcides (presidente), Eduardo Elias (vice presidente), Cinaldo Catarina (primeiro secretário) e Erivelto Henrique Júnior (segundo secretário).

A Chapa 1 obteve 05 votos, enquanto a Chapa 2 obteve 04 votos. 

O atual presidente Janailton Francisco Pereira assumirá a partir  de 2019 o cargo de líder da bancada de situação.

O prefeito Amarildo Filho e sua esposa, também Secretária de Assistência Social, Aurinha Andrade, prestigiaram a sessão e parabenizaram  a chapa vencedora desejando um bom trabalho em benefício do Município de Caiçara do Norte/RN.

Um comentário:

  1. O outro lado da história...

    O ano de 2018 já havia começado com tudo no cenário político local, o grupo formado por Janailton, Edinho e Joãozinho, com o apoio de Sivanildo, sempre estiveram unidos na oposição, sabendo-se que a próxima chapa de Presidente da Câmara teria um deles como candidato. E todas as articulações feitas pela oposição era para que Joãozinho fosse o presidente, porém precisavam do apoio formal de Alcides e conquistar mais um vereador para formar o bloco de vitória para a presidência da câmara. A eleição de deputado veio e mostraram a força deles junto ao povo que souberam reconhecer o trabalho que veem fazendo no dia-a-dia como vereadores.
    A partir daí começa-se todas as jogadas para a presidência. O grupo de Alcides, com a vontade de “pegar” a presidência da câmara e não deixar com Joãozinho, começa a afastar Cinaldo do pré-candidato, afirmando que ele não votaria com Joãozinho, por tanto, duvidando da articulação do grupo dos três, que possivelmente não conseguiria trazer um vereador da situação, mas apostaram errado! O grupo mostrou que conseguia sim e articulou para fazer uma chapa única com Janailton como presidente onde não haveria jogo de “promessas” pois não dependia apenas de um vereador que pudesse angariar algo em benefício próprio, assim fariam uma chapa da Oposição com os votos também da Situação. E assim estava formada a chapa perfeita. Porém dois vereadores se sentiram “menosprezados” (Cinaldo, que era o centro das atenções da Oposição e Eduardo, que era o centro da situação). Com isso, dorme-se da quarta para a quinta com chapa única e acorda-se com duas chapas. Aí foi onde entrou a jogada de mestre... Deixar que eles dois (Cinaldo e Eduardo) sigam para fortalecer a chapa de Alcides e deixar o atual presidente da Câmara, Erivelto, “dá corda” a Alcides mostrando a ele que seria o 5º voto, se ele conseguisse separar o grupo dos três. Tendo em vista que Joãozinho e Janailton são muito fieis e amigos um ao outro, a opção era retirar Edinho, aproveitando para mostrar a chapa de Janailton como Situação, mesmo sabendo que são da oposição e possivelmente oferecendo apoio para sua próxima campanha de vereador que está em baixa e com perspectiva atual de não renovação do mandato, mesmo sabendo que que ele já tinha assinado a chapa de Janailton como primeiro secretário. Mas tudo isso era só jogada... Ao perceber a jogada, ainda tentou-se, ao meio dia, alertar Alcides sobre isso, porém ele já estava certo que seria o presidente de última hora, até alguns de seus irmãos já “cantando” as pessoas para apostar na chapa, assim ele preferiu acreditar na palavra de Erivelto do que na de Janailton e Joãozinho, seus verdadeiros colegas, e seguindo assim, para a derrota eminente.
    Neste momento, tenta-se outra manobra: desconstruir a chapa de Janailton e impor a de Nildinho como presidente, porém não contava com uma ação preventiva dos solitários Janailton e Joãozinho, que no dia anterior às 20h20min já havia protocolado requerimento e coletado a assinatura do secretário da câmara, conforme manda o Regimento Interno, dizendo que até a presente horário não havia nenhuma outra chapa registrada além da de Janailton e qualquer outra que aparecesse seria Nula, mas como o presidente provavelmente assinou a chapa de Alcides com data e hora retroativa, ficou o prefeito sem opção tendo que aceitar a chapa de Janailton e o resultado disto todos conhecem, o placar de 5x4 para a chapa de Janailton que tentará fazer um mandato que aproxime a população da câmara e voltado apenas para os interesses da cidade de Caiçara e não de forças políticas. Assim termina esse capítulo, como começou... A presidência formada por Janailton, com a ajuda de Joãozinho e Sivanildo, que mesmo com a traição de Edinho, conseguiram formar a chapa que queriam desde o começo e com o prefeito pegando carona na ocasião.
    E a novela não acaba! Seguiremos cenas para os próximos capítulos.

    ResponderExcluir

  PESQUISA PERFIL/PEDRA GRANDE – PREFEITO PEDRO HENRIQUE É APROVADO POR 91,75% DA POPULAÇÃO DE PEDRA GRANDE; Aprovação entra pra história do...